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Sábado, 24 de março, acontece a Hora do Planeta. Bora participar?

24/março/2018

A iniciativa tem 11 anos e foi organizada pela Rede WWF em todo mundo para promover a discussão sobre aquecimento global e meio ambiente


Neste sábado, 24 de março, vamos refletir sobre o compromisso com o planeta e apagar suas luzes – das 20h30 às 21h30?  Esse convite faz parte de um movimento global, chamado “Hora do Planeta“, que promove ações e discussões sobre os desafios e oportunidades de criar um mundo mais sustentável.

Essa atitude reforça a Visão de Sustentabilidade da Natura, que tem como objetivo gerar impacto positivo nas esferas econômica, social, ambiental e cultural, por meio da conscientização e busca de soluções para levar a humanidade a um futuro mais equilibrado e justo, indo além de reduzir e neutralizar os impactos negativos gerados pelas atividades da empresa. A Natura acredita que sua existência deve ajudar a tornar o meio ambiente e a sociedade melhores, e o apoio ao movimento idealizado pela Rede WWF (World Wide Fund Nature) é um reflexo dessa crença.

Saiba mais sobre a “Hora do Planeta”

Um dos maiores movimentos de proteção ambiental de nosso planeta, é uma iniciativa mundial criada em 2007 pela WWF, em Sydney, Austrália. A “Hora do Planeta” promove a preocupação com o aquecimento global, incentivando pessoas, empresas, comunidades e poder público a agirem em relação às mudanças climáticas, mostrando que a união de todos é capaz de reverter esse quadro. Em todo o mundo, são milhões de apoiadores em mais de 180 países e territórios, onde as luzes de marcos históricos, prédios públicos e outros locais famosos são apagadas durante uma hora, em uma manifestação de apoio ao combate do aquecimento global, uma vez que a geração de energia está associada à queima de combustíveis, que resulta em emissões de gases de efeito estufa.

Todos podem participar, inclusive você, seus amigos, família, colegas de trabalhos e clientes.

Compromisso com o Clima – 100% Carbono Neutro

Conscientes de nossa responsabilidade em relação a essas questões, mantemos, desde 2007, o Programa Carbono Neutro, que prioriza a redução das emissões diretas e indiretas em toda a cadeia, além da compensação de 100% das emissões que não podem ser evitadas.

Há dez anos, todos os nossos produtos são carbono neutro. Nesse período, reduzimos ao máximos nossas emissões, como por exemplo, incluindo álcool orgânico nos itens de perfumaria, ao invés do convencional que é muito mais desfavorável para o meio ambiente, ou ainda implantando energias renováveis e de menor impacto em todos os nossos sites.

Já foram compensados 2,8 milhões de toneladas de gás carbônico, o equivalente à poluição gerada em 480 mil voltas de carro na Terra.

O Programa Carbono Neutro é dividido em 3 etapas:

MensuraçãoAnualmente, por meio de inventário auditado, monitoramos toda a quantidade de gases do efeito estufa lançados na atmosfera.

Redução

Buscamos reduzir os impactos das emissões de nossa operação, em todas as etapas – desde a extração de matérias-primas, passando pelos processos da cadeia produtiva até a destinação das embalagens dos produtos pós-consumo, aliando ganhos econômicos e socioambientais.

Compensação das Emissões

Compensamos 100% das emissões que não podem ser evitadas, por meio da compra de créditos de carbono de projetos certificados, através de um edital público. Priorizamos os projetos de compensação que, além de criar benefícios sociais atrelados à redução de emissão de gases poluentes, propõem soluções relacionadas a projetos energéticos, restauro e conservação de florestas.

 

Veja o vídeo de um dos projetos de compensação aqui.

Conheça as principais ações que realizamos para diminuir nosso impacto no meio ambiente:

• Redução do envio aéreo na exportação para demais operações da América Latina
• Uso de navegação de cabotagem (rios) para abastecimento dos centros de distribuição nas regiões Nordeste e Norte do Brasil reduzindo a utilização do modal rodoviário
• Melhor performance do transporte para as Consultoras de Beleza no Brasil, com a abertura de novos Centros de Distribuição
• Primeira empresa na América Latina a usar veículos de carga elétricos para entrega de produtos a consultoras e consumidores. Eles emitem nove vezes menos carbono do que os veículos convencionais. Atualmente, usamos cinco deles em quatro cidades
• Redução do consumo de energia elétrica nas fábricas da Natura
• Em Vitória e Porto Alegre, já estamos usando bicicletas com compartimento de carga para entregar produtos e revistas Natura
• Uso de papel que gera menos emissões na impressão da revista Espaço Natura
• Plástico verde nas embalagens
• Vidro reciclado pós-consumo em alguns itens da perfumaria
• PET 100% reciclado pós-consumo na linha Ekos
• Refilagem
• Calculadora ambiental como ferramenta de mensuração e tomada de decisão de pegada ambiental dos produtos, que confere acuracidade para o pilar de mensuração e de redução.
• Cartucho com papel reciclado pós-consumo

 

via Sábado, 24 de março, acontece a Hora do Planeta. Bora participar?